sexta-feira, 10 de abril de 2015

A Linda Casa do Maranhão!


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá

Gonçalves Dias – Poeta Maranhense


O Maranhão é o berço de grandes poetas brasileiros, a cidade realmente respira história e cultura...

Pra quem adora saber um pouco mais sobre isso, a Casa do Maranhão é imperdível!


Ela é o primeiro Centro de Interpretação Turístico e Cultural do Brasil e é novinha: foi inaugurada em dezembro de 2014 com o objetivo de preservar e divulgar a cultura maranhense.


O espaço é enorme e tem várias salas. Nelas há textos sobre literatura, poesia, informações técnicas e também recursos audiovisuais de ponta... um museu multimídia.




A casa é aberta para visitação de terça-feira a domingo e os guias apresentam todo o acervo, que é também formado por vestimentas e instrumentos musicais usados nas festas do Bumba-meu-boi.





Gente, essa festa, também conhecida como São João, é uma festa linda que acontece por lá. É a festa mais marcante da cultura popular maranhense.

Ela acontece principalmente entre os meses de junho e julho e ocupa toda a cidade... grupos de todo estado se reúnem para dançar e cantar.


Curiosidade:

O enredo do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. 

Percebendo a morte do boi, o senhor convoca pajés e curandeiras para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.

Cada grupo tem um SOTAQUE, que é uma forma própria de se expressar através das vestimentas, da coreografia, dos instrumentos escolhidos e do ritmo da música.


Os 5 sotaques mais famosos são: Matraca, Zabumba, Orquestra, Baixada e Costa de Mão.

Por exemplo:

Com relação aos instrumentos, o sotaque Matraca tem como principal instrumento a matraca, que são dois pedaços de madeira batidos um no outro e o pandeiro rústico, que é feito de couro de cabra. 

Já o Costa de Mão são pandeiros tocados com as costas das mãos. Orquestra utiliza instrumentos de sopro e corda, e por aí vai...
















Eu AMEI esse lugar. Vejo as fotos e sinto o ventinho do mar entrando pelas porta-janelas abertas, as músicas alegres tocando... é muito, muito gostoso de conhecer!


Eu adoro conhecer a história e cultura desse povo que, quanto mais eu conheço, mais eu gosto!

Por hoje é isso... logo vou escrever sobre os lugares que indico para comer em São Luis.


Um beijo!!






A Casa do Maranhão fica no Centro Histórico e os horários de visitação são:
Segunda a sexta das 9 as 17 horas
Domingo das 9 as 13 horas
A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário