sábado, 28 de março de 2015

Um café, por favor! - Porto Alegre

Boa noite, gente!

Na semana passada estive em Porto Alegre - RS. Além de ter sido uma semana super produtiva profissionalmente, tive a oportunidade de dar uma passeada por lá.

Assim, inicio oficialmente as atividades neste blog contando um pouco sobre um dos lugares que visitei.

Cheguei na cidade em uma tarde de domingo e, como todo bom domingo, é dia de sair para tomar café!

Pesquisei lugares que ficavam próximos ao hotel e descobri o bairro Moinhos de Vento, um charme. Curiosidade: O bairro recebe esse nome em razão dos moinhos de vento que eram trazidos pelos açorianos vindos de Portugal, os quais procuravam um lugar para se estabelecer e plantar o trigo que, futuramente, seria moído.

Achei muito parecido com Moema, em São Paulo: Ruas bem arborizadas e tranquilas, gente bonita e variedade de opções para comer. Me chamou atenção também a quantidade de cachorros grandes e fofos que passeavam por lá com suas famílias. Adorei!

O lugar que escolhi foi a Barbarella Bakery, uma fofura...

Segundo o site:

Fachada externa

Pioneira e, ainda, única em seu conceito, a Barbarella Bakery surgiu em 2002 em Porto Alegre e pouco a pouco se tornou referência em termos de pão. Desde sua estreia, a casa acumula prêmios e reconhecimento direto do público de Porto Alegre e de todos os cantos o mundo que circulam entre as mesas da calçada do térreo e do mezanino, enfeitiçados pelo sabor. Baguette, pain au levain, pain au chocolat, tartine, quiche, koglouf, bagel, danish, cookie e tantos outros itens expostos no balcão e reunidos no cardápio respeitam a tradição de suas receitas originais aliadas às técnicas contemporâneas.

Padaria
Pura sedução e cheirinho de pão.  A figura da mulher guerreira, sensual e futurista da heroína Barbarella de origem francesa nos quadrinhos, mas famosa na pele de Jane Fonda no cinema, simboliza o mix moderno-contemporâneo-retrô da padaria, que além de pães e sanduíches, tem no cardápio sopas, cremes, saladas, doces, cafés, chás, suco, cerveja e vinho. 

Experimentei o Barbarella Sandwich, sugerido pela casa: Pão crocante por fora e macio por dentro, fatias de rosbife, muito queijo gorgonzola e cebolas caramelizadas. Divino!

Para acompanhar, um chá bem gelado a base de laranja, gengibre e canela... sério, o melhor que já tomei.

Ainda não satisfeita e, para não perder o costume, tive que experimentar o capuccino. Normalmente não gosto dos que são feitos com café expresso, leite e chocolate meio amargo. Sempre preferi o de pozinho mesmo, aqueles que a gente compra no mercado, rs. Mas esse me surpreendeu: Metade da xícara era o chocolate meio amargo! O que o transformou em uma ótima opção de sobremesa. 

Pena que só lembrei de tirar a foto no final!
Charmoso, não?
Clima gostoso com as mesas na calçada
A visita de domingo terminou por aí... mas, antes de voltar para Florianópolis, na sexta-feira seguinte, meu último lanchinho na terra dos gaúchos foi lá também. 
Como levei os colegas de trabalho junto, resolvemos experimentar uma cerveja artesanal gaúcha, para comemorar o fim da ótima semana semana que tivemos.

Vejam que graça:

A cervejaria é de Porto Alegre mesmo e obedece a Lei Alemã da Pureza de 1516, produzindo através de métodos artesanais, sem utilização de aditivos ou conservantes, cervejas naturais, não filtradas ou pasteurizadas.

Além de que esse growler é demais, né?

Bom, padaria aprovadíssima e indico para quem visitar a cidade.

Vale citar que o bairro conta ainda com o shopping Moinhos, que, apesar de não ser o maior da cidade, possui uma cartela grande de lojas, além de cinema e mais opções gastronômicas.

No próximo post eu conto sobre os outros lugares que valeram muito a pena conhecer na capital gaúcha.


Beijos,

Gá.


Mais informações:

http://www.barbarellabakery.com
http://www.abade.com.br/abadessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário